Postagens populares

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Lança o Teu Pão sobre as Águas


“Lança teu pão sobre ás águas” (Eclessiastes 11:1- 6)
Bispo – Edriz Melo
Eclesiastes 11:1 Esse texto quando leio, é como se o mesmo deixassem meu coração marcado em brasa viva: “Lança o teu pão sobre às águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra”. Na tradução literal: Lança a tua semente sobre as águas...
Parecem até um paradoxo, você saber que vai haver escassez e ter que distribuir o que tem com os outros. Esta não é a lei da caridade dos homens, mas de Deus.  No lógico dos humanos, se sabemos que poderá acontecer fome na terra, falta de pão, o que temos a fazer é construir depósitos, armazenar o que temos em mãos, para não faltar no tempo da escassez.
Mas quando aprendemos a viver na dependência de Deus, podemos dar do que temos para quem precisa porque Deus restituirá a nós com abundancia. “Sê fiel no pouco, que te colocarei no muito”. “José no Egito sobre direção de Deus armazenou para não faltar e no tempo da escassez, José supriu as necessidades de muitos”.
Na Teologia de Deus só se dar quando se tem, e é pra se dar tudo, para que não sobre e não falte á quem precisa. É como dizia um pregador: É preciso ter para poder dar! Quem não tem a presença de Cristo na própria vida, não tem nada para semear, a não ser palavras de um falso caridoso que parece, mas não é!
Na ordenança de Deus o que temos é para ser repartido com quem precisa, com sete, até com oito. Na teologia da caridade de Deus não importa se haverá mal na terra “escassez, fome, necessidade” quem dar para quem precisa será abastecido por ELE.
Ele diz no verso 3 “que as nuvens estando cheias, derramarão a chuva sobre a terra”, caindo á árvore ( a benção do SENHOR), para o sul ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará”. Se a benção cair no teu celeiro vai permanecer no teu celeiro.
Se abrirmos nosso coração para a caridade de Deus, certamente Ele nos colocará sobre o monte das abastanças e da provisão divina. Infelizmente, há um espírito de avareza pairando sobre os céus de muitos crentes no mundo, há muita insensatez e apego no coração dos crentes de hoje. Falta o espírito de caridade no coração de muitos. Muitos tem se tornado infiel a Deus até mesmo no mínimo que tem.
Precisamos abrir nosso coração para Deus e confessar nosso pecado de avareza, de sonegação, para que Deus repreenda o espírito de mamom que tem levado muitos sonegar a caridade de Deus ao seu próximo. Quantas vezes batem em nossa porta um pedinte e nós negamos o pão, uma ajuda qualquer!
Vejam o que Deus está dizendo na Palavra: Verso 4, “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” “colherá”".  Em outra palavras Deus está dizendo: “ Aquele que fecha a mão para não dar, não semear sua oferta, seu dízimo, fazer sua caridade, este nunca vai colher, porque não semeou, não plantou para colher”.
Lançar o nosso pão sobre as águas  é um desafio à nossa fé, primeiro que o pão na água só fermenta e desaparece: segundo que o pão na água não serve para alimentar. Mas Deus quer é que: não precisamos nos preocupar em saber onde será semeado, quando frutificará, nem qual a produção que dará. Só nos é prometido que, muitos dias depois, o acharemos, ele é nosso e a nós voltará. Na lei da semeadura de Deus “é dando que se recebe” semeando um, receberemos cem.
Crês tu isto igreja? Não seja avarento e sovino que reténs  só para ti o pão que deveria ser espalhado e semeado por toda a parte, para abençoar a quem precisa? No armazém da avareza, a riqueza apodrecerá e nem tu, nem ninguém, gozará do milagre da multiplicação da vida. Mas se semear na roça de Deus colherás muitos frutos.
Uma vez semeado, o trigo produzirá a trinta, a sessenta e a cem por cento. Na roça de Deus, ninguém que semeia receberá cesto vazio, mas abundante.
Confia, lança o teu pão sobre as águas, reparte com sete, oito, dez, cem e, a seu tempo, o teu pão voltará a ti com grande margem de lucros, de felicidade e alegria.
Dai e ser-vos-á dado, boa medida recalcada e sacudida vos deitarão no regaço (Lucas 6:38).
                      Deus deu-nos o Seu Filho Unigênito, o melhor que havia no céu, Ele não nos negou. Neste final de 2010, o que, é que disponibilizamos para Deus, para abençoar nossos pastores? (Leia-se Romanos 12:1-2).


Nenhum comentário:

Postar um comentário