Postagens populares

domingo, 20 de fevereiro de 2011

As Prioridades do Reino.


E disse Jesus: “As Raposas tem covis, e as aves do céu tem ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”(Mateus 8:18-22).
Introdução:
O QUE JESUS QUIZ DIZER COM  ESTA EXCLAMAÇÃO?

Corremos hoje o perigo de não entender o significado exato da responsabilidade e do compromisso com as prioridades do Reino de Deus. Somos e vivemos muito ocupados, o ativismo nos atinge e parece dominar todo mundo.
No nono capitulo de Lucas, encontramos um relato sobre três homens que queriam seguir a Jesus Cristo, porém, dos seus próprios jeitos.

Ás palavras dirigida pelo SENHOR revelam, de que modo devemos estar comprometidos com o Reino de Deus.
Quem segue e serve no Reino do Senhor, não deve esperar grandezas neste mundo. É ser pobre em Cristo para enriquecer a muitos. Como está escrito em Apocalipse: “Dizes que és pobre, más não sabes que estás enriquecendo a muitos”. Jesus mesmo aconselha: “Não ajunteis tesouro na terra...”

O primeiro destes homens é impulsivamente levado pelo entusiasmo (entusiasmo não é sinônimo de fé e compromisso, entusiasmo ás vezes é força do emocionalismo e este, só nos empurra pra fazermos o que nos agrada primiero ). Vejam o que disse este para Jesus:
“seguir-te-ei para onde quer que fores”. Jesus conhece o coração do homem, nenhum ser humano enganará Jesus. Muitos se comprometem com  palavras e falham, não sabendo que homem algum enganará a Deus.

Observem a maneira como Jesus responde aqueles homens. Jesus revela sua riqueza de pobreza na terra dizendo: “As raposas tem seus covis, e as aves do céu, tem ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Em outras palavras, seguir a Cristo e obedecê-lo pode significar não ter nada neste mundo. Pode significar não ter um lar próprio, não ter riquezas, nem grandezas neste mundo, não ter o que o mundo aparenta dar, a não ser a alegria de está servindo a Deus com amor no coração, tendo certeza que Deus cuidará de tudo em nossas vidas.

Há dentro do contexto de servir a Deus “uma controvérsia” chamada de: “evangelho da prosperidade” que muitos estão se prendendo em busca das riquezas e grandezas deste mundo.  Este é o servir a Deus pelo que Ele  pode dar, e não pelo que Ele pode Ser. Controvérsia! Porque alguns se voltam para buscar a Deus interessadamente, não se preocupando com sua vida futura ao sair deste mundo para a eternidade. “... o que dará o homem em troca de sua alma?” (Mateus 16:26), este é o grande problema a ser discernido pelo homem.

Outro veio e disse: “Seguir-te-ei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”. A resposta de Cristo foi bem contundente: “Ninguém que tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus”. O apego dos homens as coisas deste mundo lhes tiram do compromisso com o reino de Deus, e só querem servir em busca de seus interesses próprios.
A razão pela qual Jesus responde para estes homens com palavras tão severas, é que, para Ele realizar a Obra que estava em seu coração para o Pai, Ele não poderia usar pessoas comprometidas com as coisas deste mundo: com casas, famílias e outros. Sem querer todo mundo sempre quer valorizar alguma coisa.
O trabalho de Deus exige do crente todo esforço e concentração, porque por detrás de todas as ocupações e ativismo que vivemos, há um mundo que precisamos ganha-lo para Cristo. Não somos comprometidos com o mundo, mas sim com o Reino de Deus.

Só renunciando ás coisas deste mundo, é que podemos realizar a Obra do Senhor com fidelidade. Se vivermos sempre olhando para trás (para os labores e dissabores desta vida), nunca alcançaremos o padrão que Cristo tem em mente para cada um de nós. As conquistas de Deus para nossa vida é muito maior do que pensamos e imaginamos.

Ao terceiro homem foi Jesus quem se dirigiu dizendo: “Segue-me”. Este até aparentava querer segui-lo Jesus, mas sua resposta não fora diferente das dos outros. “Permite-me ir primeiro sepultar o meu pai que está morto”.
Aparentemente este, estava disposto, mais não pronto, e preparado para assumir o compromisso com o Reino de Deus.
Querer sepultar o pai, isto não significa forçosamente que só ele poderia fazer! Era uma forma de fugir da responsabilidade com o Reino de Deus, se mostrando muito mais responsável com as coisas deste mundo, com os achismos, se assim agimos, como podemos assumir as coisas do Pai?.

Ele expressou o seguinte: “Quero seguir-te, mas há outros compromissos em minha vida de maiores interesses que preciso cuidar antes. Tenho responsabilidade com família, com meus negócios, com minha empresa, com meus estudos, com meus lazeres, etc..., preciso organizar tudo pra depois te seguir. Vejamos a resposta de Jesus para este cidadão: Deixa aos mortos sepultar os seus mortos. Tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus”. Outros cuidarão do serviço social, da política, e não vão pregar o Evangelho.

Jesus diz: Se queres me seguir não te ocupes com coisas deste mundo... O chamado para servir no Reino de Deus, estende-se a todos os homens...



Bispo – Edriz Melo – Feira de Santana




2 comentários:

  1. muito linda e importante essa mensagens que verdadeiramente possamos viver a palavra do Senhor em nossas vidas que ele nós ajude. abraçosss

    ResponderExcluir
  2. A desobediência de um só homem produz o pecado: Paulo diz aos "Romanos 5:19" que pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores. Mas em 1 Samuel 15:22 Deus também fala através do seu profeta: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”. Para quem foi essa palavra do profeta e por quê? Deus não tem prazer na desobediência do homem (I Samuel 15:22), quando o ser humano se mantém com seu próprio orgulho ferido, causando desobediência esse está em pecado, sujeito a morte espiritual. Muitos se rebelam contra autoridades mantendo-se em desobediência... mal que afeta relacionamentos. (Edriz Melo).

    ResponderExcluir